Get Adobe Flash player

Observe Mais

Apoio

Quem nos Observa

Visitantes online

Temos 9 visitantes e Nenhum membro online

Fonte: Braskem

Equipamento inédito no país reduz consumo energético

O novo equipamento Vapor Flute, instalado na unidade industrial Olefinas 1, em Triunfo (RS), torna o processo de destilação mais eficiente e demanda uma quantidade menor de energia que a usual. Além disso, permite elevar o aproveitamento de nafta, matéria-prima utilizada na planta. A unidade da Braskem foi a primeira do país a instalar o equipamento e, no mundo, apenas outras três plantas petroquímicas utilizam a mesma tecnologia.

Desenvolvido pela empresa Franco-Americana Technip Stone & Webster, o Vapor Flute foi instalado na principal torre de destilação da planta. O processo de destilação consiste na separação entre líquido e vapor de determinadas misturas e é destinado à purificação das substâncias. Instalado na parte interna da coluna de destilação, o Vapor Flute permite um melhor contato entre líquido e vapor, melhorando a destilação e possibilitando a redução do consumo de energia.

Com a iniciativa, a planta já obteve resultados expressivos, como a redução de 4,4 megawatts/hora no consumo de energia, o equivalente ao gasto médio de aproximadamente 10 mil famílias por hora. A demanda de vapor também foi reduzida em 22 toneladas/hora, economizando 1,6 t/h de óleo combustível.